Projetos:

Proposta de Consultoria em Educação Inclusiva

O compromisso da escola é o de dar os melhores subsídios para o desenvolvimento geral de seus alunos. Para isso é necessário conhecê-lo integralmente, considerando cuidadosamente todos os seus aspectos perceptuais e cognitivos.

Para que se execute um plano de trabalho de tal importância, é fundamental que haja coordenação e unidade no trabalho de toda uma equipe. É justamente nesta equipe que vemos a importância de um olhar diferenciado para alunos que apresentem uma deficiência.

A legislação brasileira, através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, prevê a inclusão de alunos com deficiência em salas regulares de ensino, o que representa equiparação de oportunidades educacionais e o compromisso com o princípio da igualdade de direitos para todos.
A inclusão nos traz um olhar para a mudança, para a adaptação de velhos hábitos, e isso faz com que voltemos esse olhar para nós mesmos e para a escola em que estamos trabalhando.
Precisamos transformar a realidade da escola, para que possamos trabalhar com a diferença, com a diversidade, e que isso não seja uma desvantagem, e sim um ganho, na tentativa de criarmos uma sociedade mais solidária, mais igualitária e com oportunidades para todos. É esta a grande proposta da inclusão: todos freqüentarem a escola, terem acesso a um ensino de qualidade, participarem de todas as atividades. Isso passou a ser um direito de todos e deve ser assegurado pelo Estado, como cumpridor de uma lei federal, em todas as instâncias, sendo elas públicas ou privadas.

Além de cumprirmos as obrigações legais, a inclusão nos traz outros sentimentos, como o receio do novo, da sensação de não estarmos preparados para receber os alunos com deficiência, de não sabermos o que deve ser feito, etc. Estes sentimentos são muito comuns e não devemos nos culpar. A proposta de inclusão no nosso país é recente e muito ainda temos para caminhar.

A consultoria que apresentamos poderá ter mudanças de acordo com as demandas e necessidades do cliente. Entre em contato através do email contato@marciahonora.com.br e solicite seu projeto de consultoria.

 

Para solicitar uma palestra:

Entre em contato através do contato@marciahonora.com.br e solicite uma proposta.


www.marciahonora.com.br | contato@marciahonora.com.br